desing de interiores
Vários estudiosos pensaram a respeito do despertar de uma consciência sobre a dimensão cultural da condição humana. Pensaram também, sobre as tentativas de se compreender como se formam e se transformam distintos sistemas culturais, ou seja, trataram da natureza da cultura.
Nesta unidade, nos debruçaremos sobre as principais definições e abordagens que permitem compreender esse duplo aspecto da dimensão cultural da vida humana.
Sendo assim, este é um conteúdo fundamental não só porque nos serve de base informativa para compreender como se formam e se transformam distintas culturas, mas nos servirá também de instrumento de compreensão das práticas culturais que nos cercam em nosso cotidiano.
A Natureza da Cultura
1
Objetivos da Unidade
No quadro, por exemplo, a consciência de que poderia chover levou nosso personagem a decidir levar consigo um guarda-chuva. Tendo chovido, o resultado de sua ação inicial passa a receber um valor; como o resultado foi o esperado, ou seja, ele evitou pegar chuva, o valor atribuído por ele ao resultado foi positivo, foi bom.
Antes de mais nada, percebamos que, em seu pensar, nosso personagem imaginou, claramente, a possibilidade de chover
(problema) e, imediatamente, pensou em apanhar um guarda-chuva
(a solução mais adequada para o problema). Ao fazer isso, nosso personagem deu uma espécie de “salto para o futuro” em apenas um pensamento; ou seja, não havia chovido ainda, mas ele foi capaz de projetar essa possibilidade de futuro em seu tempo presente; e mais, de mudar o seu próprio futuro, uma vez que, pegando o guarda-chuva, evitou a possibilidade de um futuro indesejado: