Desigualdes sociais
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
As desigualdades se originam dessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dando origem a um sistema social, neste sistema uma classe produz e a outra domina tudo, onde esta última domina a primeira dando origem às classes operárias e burguesas. Grande parte das desigualdades é gerada pelo jogo do mercado e do capital.
No início da humanidade, em que não haviam as moedas, o homem utilizava-se da prática do escambo, que consiste na troca de um produto por outro. Com o tempo a moeda passou a ser importante, e quem as possuía e acumulava em grandes quantidades, tinha maior poder sobre os outros. Assim, a humanidade se perpetuou, onde uns possuem tantas riquezas diante de condições de miséria extrema. O dinheiro, que começou com a moeda, passou a ser o foco principal na conquista de nações e povos, que foram dominados e colocados sobre o controle de dinastias autoritárias.
Enquanto a maioria da população enfrenta as incertezas quanto ao suprimento de suas necessidades básicas, as instituições democráticas têm servido de apoio a setores que, com maior eficácia e legitimidade, reproduzem sua dominação e seu enriquecimento. Reforçar políticas sociais como educação e