Desigualde e exclusão social
1. Problema de pesquisa
Qual a interferência da prefeitura nos índices de desigualdade social?
2.
Objetivo Geral
Analisar o impacto das ações da prefeitura nos índices de desigualdade e exclusão social. 2.1 Objetivos específicos
- Identificar a qualidade de vida das pessoas que estão em nível de extrema pobreza
- identificar em qual região da cidade os índices de desigualdade e exclusão social são maiores. - Analisar a relação entre a desigualdade social e o grau de escolaridade.
3. Justificativa
Trata-se neste como tem sido enfrentado pela prefeitura de São Paulo este fenômeno que tem atingido todos os países do mundo.
Verificar-se a prefeitura tem implantado meio de inserção mais sólida desta parcela da população no mercado de trabalho com requalificação profissional, especialmente dos chefes de famílias, e do acesso a um bom sistema educacional aos filhos destes, a médio e longo prazo.
Analisar-se as condições de vida desta população, quanto a saneamento básico, moradia, saúde, transporte publico e alimentação.
4. Hipóteses
Nas regiões mais pobres, é precário o acesso à educação e cultura, levando a uma dificuldade na inserção no mercado de trabalho.
Entre problemas de saúde, uma das causas é a escassez de saneamento básico nas regiões mais carentes.
O aumento na criminalidade está diretamente ligado a falta de estrutura dada pela prefeitura e aumento da desigualdade
Introdução
Neste estudo iremos analisar os impactos diretos e indiretos da desigualdade e exclusão social na cidade de São Paulo. Interessa-nos expandir o foco meramente centrado na renda e/ou nos indicadores relativos a desempregos e salários, para compreender como a relação dessas variáveis estão ligadas a má qualidade de vida. Para tal, tomamos a cidade de São Paulo como caso a ser estudado.
A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade.