Desigualdade social: uma realidade histórica
Justificativa
- A escola deve se constituir em instância social de valorização e promoção da cidadania de adolescentes, jovens e adultos.
- Visa-se a construção da relação entre o passado, presente e futuro, reconhecendo que a sociedade humana consiste num modelo de desenvolvimento baseado nas desigualdades sociais, no predomínio da técnica sobre as necessidades humanas, proporcionando o aumento da miséria, a escalada dos movimentos racistas alertam, para a necessidade de se aprender com a experiência história na sociedade.
- Estabelecer o cruzamento entre História, Literatura, Sociologia e Matemática (dados estatísticos), a fim de analisar e avaliar os índices de desigualdades sociais (principalmente o preconceito racial) presentes na sociedade contemporânea.
- Desenvolvendo as habilidades como comparar, transferir, sintetizar, inferir, levantar hipóteses etc. Ao mesmo tempo, ampliando e solidificando o repertório cultural do aluno, preparando-o para melhor interagir com a realidade atual.
Problematização
Mostrar para os alunos que as desigualdades sociais estão presentes desde que o homem constituiu-se em sociedade. Porém, aumentou consideravelmente com o desenvolvimento do capitalismo.
Levá-los a uma tomada de consciência da construção do fato histórico: as desigualdades sociais. Promovendo relações de convívio democrático que afastem as discriminações racistas.
Não basta empregar-se a lógica da razão cientifica que afirma não haver raças humanas, superiores e inferiores: como também, não basta a moral cristã pregar que perante Deus são todos iguais. Logo é necessário que por meio de uma conscientização histórico, sociocultural, eles vislumbrem uma outra perspectiva igualitária e não preconceituosa.
Etapa I – Diagnóstico
- pesquisar como a desigualdade social se faz presente ao logo da História.
- Elaboração de questionário, a serem aplicados na comunidade.
- Análise dos resultados obtidos na