Desigualdade social, Rolezinho, IDH e copa do mundo
É importante refletirmos e discutirmos este tema para que tenhamos consciência e possamos cobrar das autoridades competentes, medidas para que diminuam cada vez mais esse abismo social. Dentre algumas soluções estão: aliar democracia com eficiência econômica e justiça social.
Afinal, o Brasil está entre os dez países com o PIB mais alto, é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e para que isso mude, temos que nos conscientizar, discutir e cobrar mudanças.
O texto 1 aponta alguns tipos de desigualdades social, são eles a Desigualdade econômica: desigualdade entre a distribuição de renda; Desigualdade racial: desigualdade entre as raças: negro, branco, amarelo, pardo; Desigualdade regional: desigualdade entre regiões, cidades e estados; Desigualdade de Gênero: desigualdade entre os sexos (homens e mulheres).
Os shoppings, acabaram se tornando um espaço de segregação espacial e social, onde antes só as classes mais altas frequentavam, hoje vem sendo frequentados por jovens que se reúnem para dar um "rolezinho" neste espaço. Esses jovens que são em sua maioria de classes mais baixas acabam "invadindo" o espaço que era frequentado pela pequena parcela da sociedade que detém o maior poder a bens de consumo.
Muitos adolescentes participantes dos "rolezinhos" estão se preparando para ingressar na faculdade, mas se sentem discriminados, segregados em bairros sem nenhuma estrutura, com raras opções de lazer e cultura. Soma-se ainda a esse quadro os péssimos exemplos das elites política e econômica, envolvidas em corrupção, sem falar da inversão de valores em que para ganhar dinheiro e subir na vida basta ser "esperto".
O "rolezinho"