trabalho interativa pronto
2) Quais são os tipos de desigualdades que o texto 1 aponta?
A desigualdade social é um dos problemas sociais que afetam a maioria das nações na atualidade. Sendo um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos. Seu conceito compreende vários tipos de desigualdade – desigualdade racial, regional, gênero, e econômica, essa ultima mais conhecida dada principalmente pela má distribuição de renda. No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais.
Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira atribuem, em parte, a persistente desigualdade brasileira a fatores que remontam ao Brasil colônia, pré-1930 – a máquina midiática, em especial a televisiva, produz e reproduz a ideia da desigualdade, creditando o “pecado original” como fator primordial desse flagelo social e, assim, por extensão, o senso comum “compra” essa ideia já formatada –, ao afirmar que são três os “pilares coloniais” que apoiam a desigualdade: a influência ibérica, os padrões de títulos de posse de latifúndios e a escravidão. É evidente que essas variáveis contribuíram intensamente para que a desigualdade brasileira permanecesse por séculos Todavia, a desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas, não como herança pré-moderna, mas sim como decorrência do efetivo processo de modernização que tomou o país a partir do início do século XIX.
Junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais – educação, renda, saúde, etc. – a flagrante concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência.
Logo,a importância da discussão sobre este tema é de expressa importância, pois pode –se observar nessas circunstancias que todos os conflitos socais tem em