DESIGN
LEO MAAR, W. O que é política. 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Em “O que é Política, Wolfgang Leo Maar concentra suas teorias sobre a política, com fundamentos nos pensadores como Marx e Maquiavel, procura analisar aspectos objetivos e subjetivos ligados ao termo e nos dá uma visão melhor da atividade política na História, desde a antiguidade, apresentando os costumes políticos dos povos gregos e romanos, e apresenta também os parâmetros da política brasileira, que consiste em um estado considerado moderno e capitalista. No Brasil, o povo trata a política "longe" da sua vida, mas não sabem eles que escolhendo seus representantes, exigindo seus direitos, estão exercendo a política. Os chamados "políticos" seriam de fato, um representante para exercer a política do povo de modo geral, visando o bem comum.
O autor nos mostra que a política está interligada no nosso cotidiano de diversas maneiras, pois praticamos atos políticos todos os dias, através de manifestações, observações e interpretações referentes aos fatos ocorridos na sociedade, por isso, não é prudente falar que não estamos "interessados" na política, deve-se sim, observar os nossos representantes e cobrar os nossos direitos, afinal até onde se sabe, somos um país democrático com direitos iguais, por conseguinte o político (representante) deve buscar o bem comum para a população.
Além de atos e lugares associados de alguma forma ao modelo de instituições políticas, mas também como podemos ver no exemplo dado pelo autor de que a Igreja que pode exercer uma atividade política, quando for lidar com o ser humano envolvendo sua miséria e outros aspectos. Frases de nosso cotidiano têm sentidos diferentes. Dizer: "Você deve ser mais político" e "Você deve se politizar mais", tem distintos conceito, a primeira implica em ser mais crítico, ter uma participação maior, já a segunda aplica-se a um envolvimento institucional político. No decorrer da nossa história, outros conceitos veio