Design
--------------------------------------------------------------------------------
Uma das principais coisas que percebi quando comecei a trabalhar integralmente com design de interação, foi o poder de uma boa apresentação visual. Como passei anos desenhando interfaces, é realmente muito difícil deixar de lado o olhar visual. Essa é uma das principais características de quem faz essa transição.
Esse olhar estético acaba sendo levado para qualquer que seja o entregável, e nas famosas apresentações PPT não poderia ser diferente.
O que mudou
Comecei a ver o quanto uma boa apresentação pode ser um grande diferencial para o cliente. Uma apresentação visualmente agradável gera credibilidade para o trabalho que está sendo apresentado. Além disso, é indiscutível que ela proporciona uma leitura de conteúdo muito mais agradável.
Imagina que o seu cliente passa o dia vendo relatórios, PPT’s e tabelas de Excel, e quando se depara com uma apresentação bem feita, ele inegavelmente irá prestar mais atenção.
Melhorando a colaboração entre profissionais
Já peguei apresentações de relatórios, personas, fluxos, jornadas, e outros entregáveis de outros arquitetos que foram terrivelmente difíceis de entender. Desde do uso de inúmeras fontes variadas, com má leitura até uso de cores que não harmonizam entre si e elementos gráficos desalinhados, tudo isso faz com que você demore o dobro de tempo para entender a documentação repassada à você.
Ah…mas não é ágil perder tempo só para deixar entregáveis bonitos.
Concordo. Não estou dizendo que você deve alocar oito horas do seu dia para fazer um layout para cada apresentação. Mas é importante ter um mínimo de bom senso estético, principalmente quando for repassar entregáveis. Isso não quer dizer que você precisa ser um designer visual com anos de carreira, mas fazer apresentações legíveis, claras,