a escolha do ser
Este “stress” todo poderia ser evitado, se as empresas aplicassem ferramentas simples de gestão de capital de giro como o fluxo de caixa, por exemplo.
Nesta unidade, estudaremos sobre o caixa, seu saldo mínimo e apresentaremos uma ferramenta simples de gestão de caixa, mas de importância fundamental na gestão financeira do dia‑a‑dia das empresas.
b) Motivo precaução: recursos que estão relacionados com a manutenção de uma reserva de segurança para enfrentar as contingências imprevistas. Dessa forma, quando mais previsível for o fluxo de caixa da empresa, menor será a necessidade de manutenção de saldo de caixa pelo motivo precaução.
A capacidade de se obter recursos para atender às saídas de emergência também reduz a necessidade de manutenção de saldos de caixa com essa finalidade.
c) Motivo especulação: recursos que estão relacionados com a manutenção de caixa para aproveitar as oportunidades de investimentos que aparecerem, com as variações esperadas dos preços dos títulos, pois a utilização dos recursos nos momentos oportunos pode ocasionar ganhos para a empresa na administração de seus recursos disponíveis. caixaO saldo mínimo de caixa consiste no volume de recursos que a empresa deve disponibilizar para poder saldar seus compromissos e manter uma reserva de segurança, de forma a cobrir necessidades de pagamentos imprevistos (não programados). A manutenção deste volume deve‑se à falta de sincronia entre pagamentos e recebimentos, conforme você estudou na unidade 2, sobre ciclos operacionais e financeiros.A tarefa de se determinar o volume ideal de recursos a serem mantidos em caixa é um pouco complexa, tendo em vista a ótica das razões de