design
Anos 70
De tempos em tempos, bandas consideradas icônicas por uma geração influenciam o estilo de milhares de pessoas. Escolhi falar sobre os anos 70 por uma razão bem simples: a moda sofria uma revolução, e era influenciada por correntes musicais completamente diferentes umas das outras. Glitter, estampas florais, maquiagem pesada, jeans rasgados… valia tudo!
A virada dos anos 60 para o 70 trouxe à tona um dos movimentos musicais mais marcantes no que diz respeito a inspirar o estilo dos jovens: o Glam Rock, nascido em 1967, com a formação da banda T-Rex. O grupo começou a fazer muito sucesso quando o vocalista Marc Bolan resolveu adotar um visual único, cheio de brilho, plumas, maquiagem e super colorido.
Salto alto e calças super coladas também faziam parte do visual, passando a inaugurar o que viria a ser conhecido como androginia.
Nesse ponto, você já pensou em David Bowie, né?
Prestes a cair no esquecimento, sua carreira sofreu um reviravolta quando adotou o estilo Glam, que o consagrou como uma figura única. Suas características pinturas de rosto faziam conjunto com blazers e calças com estampa geométrica, collants e leggings com cortes ousados e estampas brilhantes, acessórios espalhafatosos e, dando o toque final, um salto plataforma bem digno.
No Brasil, o estilo também encontrou um representante à altura: Ney Matogrosso brilhava no Secos e Molhados, com toda a androginia e exagero possíveis. Essas características de glamour continuaram tendo influência ao longo dos anos, como nos looks exagerados dos anos
80. Outras bandas também surgiram com base nisso, como o Kiss.
Em contrapartida ao luxo ostentado pelo Glam, havia o hippie. O principal expoente do estilo é Jimi Hendrix.
Calças surradas e de bocas largas, estampas florais e batas largas eram indispensáveis, acompanhados de acessórios como colares e aneis. Tudo isso tinha como objetivo externar a ideologia dos caras, voltada para a