Resíduos
Por definição, resíduo é tudo aquilo não aproveitado nas atividades humanas, normalmente sólidos, considerados inúteis ou indesejáveis, proveniente das indústrias, comércios e residências. Aquilo que vulgarmente apelidamos de lixo.
Classificação dos resíduos
- Resíduos classe I – Perigosos São aqueles que apresentam periculosidade e características como inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade.
Periculosidade de um resíduo: Característica apresentada por um resíduo que, em função de suas propriedades físicas, químicas ou infecto-contagiosas, pode apresentar:
a) risco à saúde pública, provocando mortalidade, incidência de doenças ou acentuando seus índices;
b) riscos ao meio ambiente, quando o resíduo for gerenciado de forma inadequada.
- Resíduos classe II – Não perigosos.
- Resíduos classe II A – Não inertes.
Aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I ou de resíduos classe II B Os resíduos classe II A – Não inertes podem ter propriedades, tais como: biodegradabilidade, combustibilidade ou solubilidade em água.
- Resíduos classe II B – Inertes.
São quaisquer resíduos que, quando amostrados de uma forma representativa e submetidos a um contato dinâmico e estático com água destilada ou desionizada, à temperatura ambiente não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor, turbidez, dureza e sabor.
Tipos de resíduos
Líquido: Aqueles materiais não aproveitados que se encontram no estado líquido. Um dos principais tipos de resíduos líquidos é o proveniente da lixiviação, que possui uma elevada concentração de matéria orgânica, conhecido como chorume (nome dado a um líquido escuro que contém alta carga poluidora e é proveniente de matérias orgânicas em putrefação), no qual deve ser feita a sua recolha e tratamento, pois a água, proveniente do próprio lixo ou da