Design e Artesanato
RESUMO
Este artigo acadêmico busca discutir a relação entre o design e o artesanato, através de uma rápida análise da história do design, desde a “separação” entre a atividade do designer e do artesão com a revolução industrial até a união destes ofícios com o movimento Arts and Crafts. Também será discutido as diferenças entre os termos, uma vez que o artesanato está ligado a peça de arte (única), e o design ao produto industrial (múltiplo) relacionando essas atividades por meio de seus papéis na sociedade moderna.
ABSTRACT
This academic article aims to discuss the relation between design and craftwork, through a quick analysis on design history, from the “segregation” between the activity of both the designer and the craftsman that came along with the industrial revolution to the union of those activities in the Arts and
Crafts movement. The discussion will also covers the differences between these terms, since craftwork is commonly mentioned as an art piece (unique) and design as an industrial product (multiple), relating these activities by its roles in modern society.
INTRODUÇÃO
Não se sabe ao certo o ponto exato do surgimento do design na história. A maioria dos autores consideram a revolução industrial como sendo esse ponto e, mesmo sendo um acontecimento importante, outros acreditam que o aquilo que conhecemos como design surgiu junto com o homem. E isso não só abrange a criação de ferramentas para caça ou para sobrevivência em geral, mas também o design gráfico. O historiador e designer Phillip Meggs é um desses autores que defendem a ideia do “design antes mesmo do design” e esclarece em seu livro A History of Graphic Design:
Desde a Pré-história, as pessoas têm procurado maneiras de representar visualmente ideias e conceitos, guardar conhecimento graficamente, e dar ordem e clareza à informação. Ao longo dos anos essas necessidades têm sido supridas por escribas, impressores e