Design Visual
Pedro Henrique P. S.
O design gráfico passou por diversas mudanças para se adaptar ao meio digital. Não se trata agora de mera impressão e processos gráficos para se obter o resultado final ao usuário pois muitos dos usuários finais agora acessam o material por meio digital.
A matéria física utilizada se modificou, tornando-se o pixel. O pixel é a menor unidade de composição de uma imagem, em termos leigos, se os pixels fossem unidades de construção, seriam tijolos. Para tirar a impressão pixelada (quadriculada) de certa imagem é utilizado um recurso de acabamento, o antialiazing que tel a função de "esfumaçar" os pixels ou a adição de zonas cinzas (no caso de uma imagem preta) para que se torne uma imagem mais orgânica e/ou contínua. Cada imagem ou tipografia deve ser avaliada independentemente, se a linguagem for propícia pode-se usar imagens pixeladas. Exisem fontes pixeladas que se adequam a este conceito.
Existem dois pontos importantíssimos ao realizar um projeto de design visual dentro de uma interface gráfica. O primeiro deles é a identidade visual. A identidade visual não se resume exclusivamente ao logo de uma empresa, nele estão contidos elementos como:
A escolha apropriada de tipografia, cores, imagens, etc, enfim, a representação gráfica dos valores que ligam a organização ao usuário;
O estilo de comunicação escrita também se torna relevante na conversa com o usuário;
A usabilidade do site também é um fator decisivo na identidade do site, se a nevegação for agradável ao usuário final ele voltara a acessar o site mais vezes, sem isso o usuário não voltará mais;
O feedback, ou comunicação do usuário com o site cria maior satisfação ao usuário, ligando-o com a orgnização visitada.
A boa organização de um site gera no usuário uma sensação de habitat cômodo e reconhecível, para atingir tal objetivo o designer deve criar ícones da mesma família, utilizar-se de tipografias parecidas dependendo da seção, etc.