Design Thinking de Tim Brown
Curso de Comunicação Social – Hab. em Publicidade e Propaganda
Disciplina: Teoria e Pesquisa em PP
Turma: 2013/1 – Turno:33
Prof. Ana E. Iwancow
NATÁLIA MICHALSKI
FICHA DE CITAÇÃO:
Design Thinking de Tim Brown
BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro. Elsevier, 2010.
Introdução – o poder do design thinking
“O design Thinking começa com habilidades que os designers têm aprendido ao longo de várias décadas na busca por estabelecer a correspondência entre as necessidades humanas com os recursos técnicos disponíveis considerando as restrições práticas dos negócios. Ao integrar o desejável ponto de vista humano ao tecnológica e economicamente viável, os designers têm conseguido criar os produtos que usufruímos hoje. O design Thinking representa o próximo passo, que é colocar essas ferramentas nas mãos de pessoas que talvez nunca tenham pensado em si mesmas como designers e aplica-las a uma variedade muito mais ampla de problemas.” (pág. 3)
“Não se trata de uma proposta apenas centrada no ser humano; ela é profundamente humana pela própria natureza. O design Thinking se baseia na capacidade de ser intuitivos, reconhecer padrões, desenvolver ideias que tenham um significado emocional além do funcional, nos expressar em mídia além de palavras ou símbolos.” (pág.4)
“Um dia, eu estava batendo papo com meu amigo David Kelley, professor de
Stanford e fundador da IDEO, e ele observou que, sempre que alguém perguntava a ele sobre design, ele se via incluindo a palavra “Thinking” – pensamento – para explicar o que os designers fazem. Daí surgiu o termo “design thinking”. Agora eu o uso como uma forma de descrever um conjunto de princípios que podem ser aplicados por diversas pessoas a uma ampla variedade de problemas.” (pág.6)
“Hoje em dia, em vez de recrutar designers para tornar uma ideia já desenvolvida mais atraente, as empresas mais