Design Automotivo
Carro Elétrico Esportivo para o ano de 2040
Brasília, Dezembro de 2013
Neste relatório encontram-se informações, estudos e dados sobre um estudo conceitual de um protótipo de veículo esportivo que atenda as demandas da população mundial de 2040.
Universidade de Brasília
Faculdade do Gama – FGA
Terceiro Relatório – IDA 2013/2
Professor: Matheus Miranda
Equipe:
1. Introdução É cada vez mais comum e presente no mundo a preocupação com o meio ambiente e com o desenvolvimento de tecnologias que possam substituir os combustíveis fósseis em termos energéticos. Essa nova demanda por combustíveis mais limpos, renováveis e sustentáveis também incide sobre a questão dos veículos de transporte, sejam automóveis, motos, aviões, e etc., que estão entre aqueles que mais contribuem para emissão de poluentes. Uma das soluções que vêm ganhando força no campo dos automóveis e motos são os motores elétricos, que além de não ter emissões diretamente realizadas por ele, ainda possui um baixo custo, facilidade de transporte e de comando, além de fácil construção e uma grande versatilidade para ser implementado nos mais diversos tipos de veículos automotivos. Já existem hoje algumas montadoras que investem nesse novo modelo de propulsão veicular, construindo modelos híbridos ou completamente elétricos tentando se adiantar no mercado e conseguir se firmar em um nicho que ainda está em desenvolvimento, porém que promete ser um grande participante no mercado futuro, com investimentos cada vez maiores de outras montadoras, seguindo essa nova tendência.
Imagem 1: Nissan Leaf, carro 100% elétrico comercializado por $21.300,00
Fonte: Nissan
Partindo desse princípio e dessa nova demanda, esse relatório busca apresentar um estudo conceitual que visa a criação de um protótipo de veículo esportivo para