desigaldade social
TEMA: A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
Filosofia
Orientador: Prof. Cláudio
ISABELA SOUZA GOMES N° 1
E.E Prefeito Antônio Pratici Guarulhos
2014
SUMARIO
INTRODUÇÃO
A DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL
A DESIGUALDADE COMO PRODUTO DAS RELAÇOES SOCIAIS
ALGUMAS CURIOSIDADES
CONCLUSÃO
INTRODUÇÃO
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeadas de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outro não sequer tem o que comer durante o dia.
Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque è constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade e é sobre isso que meu trabalho relata da melhor forma possível ao professor Claudio.
A DESIGUALDADE COMO PRODUTO DAS RELAÇOES SOCIAIS
Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobre desigualdade social, entre elas a de Karl Marx, que desenvolveu uma teoria sobre a noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender. Outra muito criticada também foi a igualdade jurídica que se baseava nas necessidades do capitalismo de apresentar todas as relações como fundadas em normas jurídicas. Como a relação patrão e empregado tinha que ser feita sobre os princípios do direito, e outras tantas relações também.
Marx criticava o liberalismo porque só eram expressos os interesses de uma parte da sociedade e não da maioria