,Ç~l,opo-
Globalização é um processo de integração econômica e cultural caraterizado pelo predomínio dos interesses econômicos, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social. Ela é responsável pela intensificação da exclusão social, que acarretou em crescente número de pobres e de desempregados e provocou crises econômicas sucessivas, arruinando milhares de poupadores e de pequenos empreendimentos.
O conceito globalização surgiu aproximadamente na década de 1980, a qual vem a substituir conceitos como internacionalização e transnacionalização, porém devemos voltar no tempo para entender como esse processo veio a trazer tal nível de desigualdade social.
O processo de globalização foi definido em três etapas: a primeira fase da globalização foi dominada pela expansão mercantilista (de 1450 a 1850) da economia-mundo européia, a segunda fase (de 1850 a 1950)। foi caracterizada pelo expansionismo industrial-imperialista e colonialista e a última, a globalização propriamente dita, ou globalização recente, acelerada a partir do colapso da URSS e a queda do muro de Berlim, de 1989 até o presente.
PRIMEIRA FASE DA GLOBALIZAÇÃO - 1450 a 1850
A primeira fase foi iniciados pela descoberta de uma rota marítima para as Índias e pelas terras do Novo Mundo. Primeiro de 1492 até 1792 quando a Revolução Francesa e a Revolução Industrial fazem com que a Europa, que liderou o processo inicial da globalização, volta-se para resolver suas disputas e rivalidades, e só retomando a expansão depois de 1870, quando amadureceram as novas técnicas de transporte e navegação como a estrada-de-ferro e o navio à vapor.
O processo de globalização ou de economia-mundo capitalista nunca se interrompeu. Ocorreram momentos de menor intensidade que nunca chegou a cessar totalmente. De certo modo até as grandes guerras mundiais de 1914-18 e de 1939-45 e Guerra dos 7 anos (de 1756-1763),