Desenvolvomento Humano nas organizações
Na busca por sobrevivência no mercado muito competitivo da atualidade,as organizações precisam de inovação e mudanças rápidas para permanecer no mercado.
Produtos e serviços estão próximos em qualidade,o que antes poderia ser um diferencial hoje é uma exigência.Diante dessa realidade o ser humano com sua capacidade de criação,inovação e aprendizagem pode fazer a diferença.
A valorização humana é uma tendência daqueles que conseguem visualizar sua importância e fazer o desenvolvimento do individuo e próprio desenvolvimento organizacional.
No universo organizacional muito se fala em Cultura Organizacional, Trabalho em Equipes, Aprendizagem Organizacional, Gestão por Competência, Diagnóstico Organizacional, Valorização de Lideranças, Recrutamento e Seleção, todos de grande relevância e de certa forma interdependêntes entre si.
A cultura organizacional exerce um papel fundamental, por ser ela o instrumento em que estão refletidas os valores e propósitos da empresa e seus padrões de conduta. Ela possibilita a visão clara e comum da identidade da organização e constitui a base para atrair, manter e desenvolver seus talentos como também para garantir o trabalho coletivo dirigindo-se à mesma direção. Toda organização, em qualquer ramo de atividade ou área de negócio, possui uma cultura que delineia seu ambiente e as relações sociais. Daí a importância do seu estudo para as organizações.
Segundo Beazley, Boenisch e Harden (2002, p. 227), a cultura organizacional é um conceito que teoristas organizacionais obtiveram da antropologia como um meio de compreender por que organizações se comportam coletivamente, como elas fazem e como elas influenciam o comportamento individual de seus membros. A esta cultura se refere os valores, convicções, suposições, práticas, e normas compartilhadas pelos membros da organização que formam seu comportamento e fornecem uma sensação de identidade para eles. Desta forma a cultura organizacional está