Desenvolvomento Humano nas organizações
Desenvolvimento humano, empregabilidade, competências.
Introdução
Na Era do Conhecimento o desenvolvimento humano representa vantagem competitiva. O sucesso das organizações depende das mentes que a s compõem. Mentes que se aperfeiçoam, qualificam-se e se desenvolvem continuamente para acompanhar a rapidez das mudanças de mercado e o desenvolvimento tecnológico.
Revista Eletrônica Gestão e Negócios – Volume 3 – n
º 1 - 2012
2
O recurso humano que na era industrial era considerado custo, agora, deve ser considerado como investimento. Kraemer, (2009, p.2), avalia que
“com a globalização e o avanço tecnológico as empresas estão investindo em capital humano”
. Segundo ela, esta seria uma forma de obter retorno mais rápido.
Zarifian (2001, p.94) afirma que procurando melhorar os desempenhos, a s competências se transformam no curso das ações de melhoria:
Uma das características fortes do período atual é que nenhuma organização, ou nenhuma maneira de fazer, pode ser considerada definitivamente est abelecida e eficaz: existe uma transformação mútua quase contínua entre competências e dese mpenhos. Constatando tantas abordagens nesse sentido surge uma pergunta: Será que as organizações estão mesmo cientes da importância do desenvolvime nto humano para o seu próprio desenvolvimento? E o indivíduo será que percebe que os conhecimentos adquiridos por ele é que movem a empresa?
Esta pesquisa tem o intuito de buscar informações para conhecer as pectos do comportamento humano relacionados à sua motivação, suas perspectiv as no trabalho, às possibilidades de desenvolvimento por meio do trabalho e sua contribuição para o desenvolvimento da organização.
Este trabalho tem por hipótese que empresas que se preocupam com o desenvolvimento das pessoas podem contribuir para a satisfação e realização das mesmas e, em contrapartida, se desenvolverem e se tornarem mais comp etitivas. Esta pesquisa é de