DESENVOLVIMENTO
Trabalho por Carlos Alexandre Constantino, estudante de Psicologia @ , Em 14/04/2006 5
Tamanho da fonte: a- A+
O desenvolvimento do ser humano na infância é sempre unitário, é um desenvolvimento integrado. Em sua análise é habitual, no entanto, distinguir diversos âmbitos diferentes: o desenvolvimento cognitivo, o da personalidade, o das relações sociais.
Personalidade: um conjunto de processos e de sistemas comportamentais, intimamente relacionados entre si, definidos principalmente pelos seguintes elementos: o fato de que, na mesma situação ou em situação semelhante, diferentes indivíduos reagem e se comportam de maneira diferente; o fenômeno, complementar ao anterior, de que em momentos e situações diferentes, as pessoas manifestam algum tipo de regularidade e estabilidade em sua maneira de se conduzir; a realidade da unidade do sujeito de se conduzir em suas diferentes atividades psicológicas e de comportamento.
Idade de transição
Adolescência: período de transição da infância à adultez. Um período preparatório para a idade adulta, momento de iniciação. É um momento de recapitulação da infância passada, de toda a experiência acumulada e agora posta em ordem. A idade infantil e a adulta, a adolescência constitui um período e um processo:
De ativa desconstrução de um passado pessoal, em parte tomado e mantido e, por outro, abandonado e definitivamente preterido;
De projeto e de construção do futuro, a partir de um enorme potencial e acervo de possibilidades ativas que o adolescente possui e tem consciência de possuir.
A imagem romântica
Nessa imagem, o adolescente aparece como um ser pateticamente suscetível e vulnerável, dominado por sentimentos muito intensos, dentro dos quais não se governa e não consegue se orientar. No entanto, é possível que esta não seja tanto uma imagem topicamente romântica da adolescência, mas sim que o romantismo consista na transposição, para a cultura, a arte e a