Bacharel
Relatório
O Google Chrome OS é um sistema operacional de código aberto e leve destinado a netbooks que tem uma estrutura de computação em nuvem (cloud computing). Com uma espécie de Windows Explorer dividido em abas, os aplicativos serão rodados a partir da web, sem a necessidade de instalação de programas localmente.
Velocidade, simplicidade e segurança são os principais aspectos do Google Chrome OS. Ele está sendo projetado para ser rápido e leve com o objetivo de ser iniciado e levar você para a web em apenas alguns segundos. A interface é mínima para não interferir na navegação e a maior parte da experiência do usuário acontece na web.
O Google Chrome OS pode ser executado nas plataformas x86 e ARM. A arquitetura do software é simples – o Google Chrome é executado em um novo sistema de janelas com base em um núcleo Linux. Para os desenvolvedores de aplicativos, a plataforma é a web.
O Google Chrome OS é um sistema com três camadas principais: o gerenciador de janelas e navegador; os softwares do sistema; e o firmware.
Estrutura do sistema
O firmware é o componente chave para tornar o processo de boot do sistema rápido e seguro. Foram removidos componentes desnecessários – como suporte a disquete, por exemplo. Abandonar a compatibilidade com uma grande quantidade de hardware obsoleto reduz a complexidade e torna a inicialização mais agil. Além disso, foi incluído a verificação de todos os passos do boot e o suporte a restauração do sistema.
Cada vez que o sistema é inicializado, o firmware começa um processo de verificação da integridade do próprio firmware, do kernel e da imagem do sistema – garantindo que nenhum destes tenham sido corrompidos ou alterados. Se essa verificação falhar, entra em ação o restaurador do sistema, que restaura a maquina para o seu estado original – a imagem de recuperação deverá estar contida em um cartão SD, pendrive, ou dispositivo do gênero.
Na camada acima do firmware fica o kernel Linux,