Desenvolvimento
O começo da vida profissional caracteriza-se por ser um período em que as habilidades técnicas são mais relevantes. Seja em que área for, espera-se do profissional que ele conheça tecnicamente a função que está desempenhando e execute de forma satisfatória o que lhe é solicitado. À medida que ele vai respondendo a essa expectativa, vai avançando em termos de cargos e sua vida profissional vai se tornando mais complexa.
A primeira promoção, quase sempre vem a primeira oportunidade de exercer uma função de liderança. Esse é um momento importante, em que a pessoa precisa perceber a necessidade de aceitar outros paradigmas, como o de que ele passará a ser avaliado não só pelos resultados que gera e o fizeram bem-sucedido, mas também pelos resultados que é capaz de fazer sua equipe gerar. Superada essa fase, outras se sucederão.
Cada etapa bem-sucedida será credencial para levar o profissional ao próximo nível, cujos desafios serão outros. Sua atividade será cada vez mais estratégica e de gestão, e menos técnica. Com o tempo, ele terá de ser líder de outros líderes, pensar e decidir sobre questões que trarão conseqüências em longo prazo e envolverão muitos recursos (humanos, materiais e financeiros). Esperar que a empresa o prepare completamente, em todos esses aspectos, é uma ilusão e apresenta um grande risco. Nem todas as empresas têm programas eficientes de formação de líderes e um profissional não pode ter certeza de que estará trabalhando numa estrutura que facilite esse desenvolvimento quando sua vida chegar a essa etapa. Portanto, sempre oriento as pessoas a assumirem para si o compromisso de desenvolver-se nas competências necessárias a um bom líder. todos precisam estar atentos às diferentes demandas e estágios que um processo de liderança representa. É imprescindível ser humilde para aceitar errar, aprender com esses erros e convencer-se de que liderança é um eterno aprender. Infelizmente, não há fórmulas prontas.