Desenvolvimento
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ - UNIDADE 1
5° SEMESTRE-ADMINISTRAÇÃO – JUNHO/2013
TAUBATÉ – SÃO PAULO
Introdução
O estudo proposto é a elaboração de um comparativo cientifico sobre desenvolvimento econômico dos países do BRICS oAgrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul (BRICS).
Conseguir entender o desenvolvimento econômico e social constitui um dos componentes essenciais para a visualização de cenários econômicos regionais, ao verificar indicadores e condições locais.
Conseguir entendimento sobre o processo de compreensão de textos econômicos e argumentos.
SUMÁRIO
1 1.Conceitos de Crescimento e Desenvolvimento Econômico
Conceito de crescimento econômico de um país é tradicionalmente medido pelo crescimento de seu PIB. Entende-se que há uma relação direta entre o nível de investimentos (formação bruta de capital fixo - FBKF) de um país e o ritmo de crescimento de seu PIB. Conceito de desenvolvimento econômico é mais amplo envolvendo tanto o crescimento do PIB como mudanças qualitativas, englobando melhorias das condições de vida da população e no meio ambiente. Boas ou más condições de vida é algo relativo, varia de cultura para cultura e ao longo do tempo.
2 1.2.O que é PIB:
PIB é a sigla para Produto Interno Bruto, e representa a soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um período determinado. O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, e tem o objetivo principal de mensurar a atividade econômica de uma região. Na contagem do PIB, consideram-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo intermediários.
Para analisar o comportamento do PIB de um país é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. PIB nominal calcula a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, e PIB real é