Desenvolvimento e Crescimento economico
O objetivo desse trabalho é discutir a teoria do crescimento e desenvolvimento econômico, apresentar e analisar os conceitos, a diferença entre um e outro, os fatores econômicos, também citar o modelo de Solow-Swan, um modelo neoclássico que estuda o crescimento da economia de um país em um longo período, e apresentar como fonte de crescimento econômico: a acumulação de capital, o crescimento da força de trabalho e as alterações tecnológicas.
Fundamentalmente, as políticas adotadas centralizam-se no comportamento da demanda agregada de bens e serviços, no curto prazo. A Teoria do Crescimento e do Desenvolvimento Econômico discute estratégias de longo prazo, ou seja, as medidas que devem ser adotadas para um crescimento econômico equilibrado e autossustentável. Nessa Teoria, a oferta ou produção agregada tem um papel importante na trajetória de crescimento de longo prazo, o que não se observara na análise de curto prazo, pois ela se supunha fixa. Supõe-se, também, na Teoria do Crescimento, que os recursos estão plenamente empregados. A preocupação, nesse ponto, é analisar o comportamento do produto potencial, ou de pleno emprego, da economia.
O desenvolvimento da indústria e o crescimento dos padrões de consumo têm levado o homem a refletir sobre a vida que leva, Isto é, pensar sobre os efeitos do processo de crescimento econômico no padrão de vida da sociedade. Essa consciência vem florescendo, principalmente, a partir da Segunda Guerra Mundial. A década de 1990 foi marcada por uma serie de debates sobre o chamado desenvolvimento sustentável. Este conceito abrange a preocupação da sociedade com a oferta futura de bens e serviços indispensáveis à sobrevivência da humanidade. A ECO-92, no RJ, é um exemplo da preocupação do homem com seu planeta e com seu semelhante. As nações passam a se preocuparem finalmente com os impactos do processo de crescimento na qualidade de vida. No entanto é abordada a relação entre o conceito de crescimento econômico e o