Desenvolvimento e controle motor
Desenvolvimento e aprendizagem motora
Segundo Gallahue e Ozmun (2003, p.03), “O desenvolvimento motor é a continua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, realizado pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do individuo e as condições do ambiente”.
É o estudo do comportamento motor em pessoas normais ou não, abrangendo diferentes faixas etárias, onde estabelece conceitos básicos que fundamente a sua ação pedagógica. (PALAFOX, 2009, p.03).
O indivíduo produz um movimento para obedecer às demandas da tarefa, que está sendo executada em um ambiente específico. A habilidade do indivíduo cumpre as demandas da tarefa por meio da interação com o ambiente, que determina sua capacidade funcional. Entende-se então que o desenvolvimento motor é um conjunto de transformações no comportamento motor, passando pelos processos de adaptação, maturação, crescimento e aprendizagem. A adaptação é resposta de um organismo para determinada variação das condições exógenas. A maturação é o resultado da manifestação de características individuais, através de um processo fisiológico e sob os efeitos do tempo. O crescimento é a modificação quantitativa das estruturas morfológicas e a aprendizagem pode ser definida como “uma mudança interna no individuo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da pratica.” (WOOLLACOTT, M.H.; SHUMWAY-COOK, 2003). Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. Cada aquisição influencia na anterior, tanto no domínio mental como no motor, através da experiência e troca com o meio (Fonseca, 1988). Para Palafox (2009) a aprendizagem ocorre da interação entre aluno e professor, ela é objeto central do processo, e depende da estrutura ou do ambiente. Segundo ele para a sua compreensão, ela acontece numa perspectiva