Desenvolvimento teórico de propulsão à jato !
Propulsão a jato é o nome dado à força expelida por um motor através de um jato intenso de algum fluido, gerando impulso. Essa reação foi um dos avanços possibilitados pela aplicação da Terceira Lei de Newton.
A Terceira Lei de Newton ou Princípio de Ação e Reação diz que toda força é resultado da interação física de dois corpos distintos, ou mesmo partes distintas de um mesmo corpo. Ou seja, quando um corpo A aplica uma força sobre um corpo B, recebe deste uma força de mesma intensidade e mesma direção, porém de sentido contrário.
O primeiro motor a jato surgiu em Alexandria. Tratava-se de um invento rudimentar chamado eolípila, que consistia em um esfera oca, cheia de água, com 2 tubos curvados, que quando aquecida girava em torno do próprio eixo, aproveitando a propulsão causada pelo vapor.
Com o avanço da tecnologia esse conhecimento gerou vários tipos de motor a jato. Aviões e foguetes usam esse mecanismo para atingirem altas velocidades em curtos espaços de tempo. Os fluídos usando para esse fim são os mais variados, entre eles: água, vapor, gás, ar e até mesmo fogo.
Sem dúvida, a invenção dessa tecnologia facilitou bastante a vida do homem moderno.
Segue abaixo os tipos de motores a jato:
TERMOJATO
Termojato é um tipo rudimentar de motor a jato. Seu mecanismo central ainda é um motor de combustão interna, mas no lugar deste mover uma hélice, ele aciona um compressor a gás, ou seja, o ar comprimido é direcionado em uma câmara de combustão, onde é dada a ignição e combustão. A alta temperatura gerada pela combustão causa a expansão dos gases, fazendo com que estes sejam expelidos sob alta pressão do exaustor, criando assim força e empuxo.
O motor termojato gera maior potência que um motor a hélice de combustão interna. Isto foi demonstrado em certo número de aviões. A pesquisa sobre esse tipo de motor foi deixada de lado após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando a se tornou viável o