Desenvolvimento sustentável
[pic]
2009
1 – Introdução
Com objetivo de interagir e incentivar a população quanto à prática para o desenvolvimento da responsabilidade sócio-ambiental, lançamos o projeto de uma conveniência verde, reunindo em um espaço práticas de sustentabilidade e inovações de estímulo ao consumo consciente.
Com alternativas simples e cotidianas a conveniência vai proporcionar uma experiência de compra diferenciada. “Informação, instalações, operação, produtos e completos processos de reciclagem e aproveitamento de resíduos, são algumas das ferramentas escolhidas para envolvermos fornecedores e consumidores acerca de conceitos e práticas de consumo sustentável.
Já no estacionamento, vagas especialmente demarcadas garantem benefícios aos carros que utilizam bicombustíveis. Além disso, haverá estação de reciclagem e paisagismo com preservação de vegetal nativa.
Tudo foi pensado para oferecer uma proposta coerente, sustentável, democrática, inovadora e acessível ao consumo consciente.
2 – Desenvolvimento
Construção:
O sistema construtivo da loja é adequado referente a alguns requisitos que prevêem medidas construtivas e procedimentos que aumentam a eficiência no uso de recursos e diminuição do impacto sócio-ambiental no processo de edificação como: aumento da eficiência no uso de energia, no consumo de água potável e na aplicação e utilização dos materiais.
Localização:
Foi analisada a topografia do terreno, que exigirá baixa intervenção de sistemas de terraplanagem, e a existência de vegetação, preservando-a para integração à loja. Outro fator importante é a conexão do local com a comunidade (fácil acesso).
Projeto:
O projeto considerou estudos de impacto e o resultado dos levantamentos é um empreendimento que privilegia melhor qualidade ambiental interna, eficiência energética, racionalização do uso da água, sustentabilidade de espaço e materiais, garantindo conforto,