Desenvolvimento Sustentavel
RA: B44FIB-3 Turma: EC5T30
Desenvolvimento Sustentável
Brasília Abril/2014
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
O CAPITALISMO E A SOCIEDADE DE CONSUMO
Na transição para a vida em sociedade Rousseau é claro em escrever que: “O que o homem perde pelo contrato social é a liberdade natural e um direito ilimitado a tudo quanto aventura e pode alcançar. O que com ele ganha é a liberdade civil e a propriedade de tudo o que possui.”(ROUSSEAU, 1978, p. 36)
Ao renunciar à liberdade, o homem, nas palavras de Rousseau, abre mão da própria qualidade que o define como humano. Ele não está apenas impedido de agir, mas privado do instrumento essencial para a realização do espírito. Para recobrar a liberdade perdida nos descaminhos tomados pela sociedade, o filósofo preconiza um mergulho interior por parte do indivíduo rumo ao autoconhecimento.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Ser Humano; Sociedade
INTRUDUÇÃO
Veremos ao longo dessa pesquisa as transformações que o mundo capitalista sofre ao longo do tempo, e principalmente no seu modelo operacional.
Há tempos atrás pouco se importava com os danos que o capitalismo causava na sociedade e no meio ambiente. Acontecimentos do tipo queimadas, desmatamentos duravam por muitos anos e os então causadores visavam acima de tudo o lucro.
O objetivo é trazer a real compreensão deixando perceber a interferência que o capitalismo traz ao ambiente.
O sistema capitalista é constante em sua evolução e funciona como forma de sobrevivência. O desenvolvimento sustentável, que antes nem era lembrado, hoje faz parte dos balanços contábeis no passivo e no ativo.
A definição mais usada para o desenvolvimento sustentável é:
Desenvolvimento sustentável é um conceito sistêmico que se traduz num modelo de desenvolvimento global que incorpora os aspectos de desenvolvimento ambiental (MEDEIROS, ALMEIDA). Foi usado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland,