desenvolvimento sustentavel
Os resíduos produzidos pelo homem são fonte de contaminação ambiental e parte deles é levada para os aterros sanitários, principalmente nas áreas urbanas. O aterro sanitário é considerado um reator dinâmico, pois, por meio de reações químicas e biológicas, produz a emissão de gases, efluentes líquidos e etc.
Estudos realizados em Várzea Paulista (SP), com a população localizada em bairros próximos a um aterro, foram perguntados sobre sintomas respiratórios, e sobre outros fatores de saúde. Nessa área, foi realizado, portanto, um censo. Na área controle, foi feita uma amostragem sistemática por meio da qual se amostrou um domicílio sim e o seguinte não. As entrevistas foram realizadas por uma equipe profissional treinada. Assim, a criança que morava no bairro onde estava o aterro sanitário tinha 30% a mais de chances de ter apresentado tosse ou chiadeira nos últimos 15 dias anteriores à entrevista do que as crianças que moravam no bairro que serviu de controle. O desenvolvimento das cidades implica em diferentes formas de geração de resíduos. É importante a sociedade reconhecer esses resíduos e o seu impacto, e posicionar-se sobre o destino que deve dar a eles, lembrando que esses resíduos são frutos do sistema de produção que essa mesma sociedade adotou e sob o qual ela vive.
Após esses estudos podemos concluir que morar próximo a um aterro sanitário, pode ser um fator risco para doenças respiratórias em crianças segundo o texto lido.