Desenvolvimento sustentavel
Resumo:
Este artigo se propõe a resgatar o surgimento do pensamento ecológico e como suas várias vertentes, representadas por distintos movimentos ambientalistas, incentivaram a construção do conceito “desenvolvimento sustentável”. Para tanto, fez-se uma breve abordagem teórica e histórica do conceito “desenvolvimento sustentável” e como a construção do mesmo permitiu a consolidação de uma cidadania ecológica.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, cidadania ecológica, movimentos ambientalistas
As questões ambientais gradativamente ocupam lugar de destaque nas discussões globais.
A degradação do meio, resultado de uma efetiva ação antropogênica, constitui-se temática central nas discussões de conferências e encontros internacionais para o meio ambiente. O problema ultrapassa a visão simplista de conservacionismo e preservacionismo, inicialmente pregada pelos primeiros movimentos ambientalistas.
Os atuais modelos de desenvolvimento econômico e, principalmente, o modo de produção capitalista são apontados como responsáveis pela alarmante situação ambiental. Sabemos que associar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental é para muitos uma tarefa dispendiosa, quando não impossível. Tanto os países desenvolvidos quanto os que estão em desenvolvimento enfrentam a problemática, entretanto, em níveis e condições diferenciadas. A complexidade dos problemas ambientais nos leva a repensar o espaço e a forma como o homem o utiliza em função do seu bem social. Correlacionarmos a qualidade de vida com um meio.
Ambiente saudável significa também buscarmos o equilíbrio socioeconômico com meio ecologicamente equilibrado.
A busca por um meio ambiente ecologicamente equilibrado com a possibilidade de desenvolvimento econômico resultou na criação da expressão “desenvolvimento sustentável”. Tal expressão é relativamente recente e possui delineamentos