Desenvolvimento socioeconomico x evolução técnológica
SÉCULO XVIII
No Século XVIII, antes da Revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual, a escala de produção era baixíssima e a quantidade de trabalhadores era absurda.
A principal característica da evolução tecnológica é suprir a demanda da sociedade, foi desta forma que a tecnologia se desenvolveu. Como toda revolução, este processo passou por etapas, em meados do século XV, uma das primeiras descobertas tecnológicas foi o relógio, na Alemanha em 1509, já em 1583 foi o microscópio e o termômetro, logo depois em 1609 Galileu inventa o telescópio, e já no fim do século XVII, em 1687 Newton publica a lei da gravidade e Savery inventa o motor a vapor em 1698. Como podemos perceber, primeiro o homem tenta descobrir o seu universo, a origem de sua matéria, depois usa as suas descobertas para gerar tecnologias que conduzem a sociedade.
O século XVIII foi marcado por importantes descobrimentos e invenções, seguindo uma linha do tempo, Celsius em 1742 desenvolve a escala em centígrados, James Watt em 1765 criou a máquina a vapor, Priestley descobre o hidrogênio em 1774, já em 1777 a indústria têxtil na Inglaterra desencadeia um grande crescimento, foi nesta época que se constituiu o conceito da Revolução Industrial, logo após este fato, a busca por novas tecnologias e por novas descobertas químicas, alcançou o seu auge. Em 1783 os irmãos Montgolfier realizam o primeiro vôo humano, num balão de ar quente, Cavendish identifica a composição da água, Lavoisier começa a química moderna e para finalizar o Século, Alessandro Volta fabrica a primeira bateria em 1800.
Analisando os séculos seguintes, o século XVIII foi onde tudo começou, desde o conceito até as primeiras máquinas. Elementos como estudo da gravidade, materiais químicos foi a peça principal para o aperfeiçoamento da evolução tecnológica e sócio econômica nos séculos seguintes.
SÉCULO XIX
As grandes revoluções tecnológicas do