Desenvolvimento socio economico brasileiro
As estruturas da sociedade brasileira prolongaram por cerca de 100 anos a emancipação política. Esse período teve uma fase importante de transição da evolução histórica brasileira. em conseqüência a década de 20, a nação viveu sua primeira grande crise global aguda. O conflito mundial mostrou que os países necessitam de poderosas forças armadas e que segurança nacional dependia também do seu desenvolvimento econômico e social. Pensar em economia era apontar no rumo da industrialização, os países mais adiantados no mundo, que tenham realizado seu progresso através da implantação de um parque industrial. Importantes transformações operavam-se em diversos níveis:
· o processo de industrialização da economia;
· novas classes sociais (burguesia e proletariado)
· a legitimidade do sistema político, dominado pela aristocracia agrária exportadora.
· mudanças ideológicas, elevando os debates em torno dos problemas nacionais e da busca dos novos rumos para o país.
·
· O ano de emancipação política (1922) pode ser tomado como o ano-chave desse processo de transição histórica da sociedade brasileira. Foi assinalado por alguns acontecimentos simbolicamente marcantes dessa época.
· Semana da Arte Moderna
· Fundação do Partido Comunista do Brasil (PBC)
· Criação do Centro D. Vital
· Revolta do Forte de Copacabana
Transformações no Mundo
É importante perceber que no contesto global tiveram transformações a partir da primeira guerra mundial. No mundo capitalista a Europa passou seu poder para EUA. As potências européias desgastaram-se como a guerra, seu poderio e influência no mundo encontram em declínio, por outro lado, aproveitando as circunstâncias favoráveis do conflito, ocorria a emergência e projeção dos EUA como potência mundial. Assumindo o comando do mundo capitalista e liderando a segunda fase da Revolução Industrial. (Marcada pelo petróleo, automóvel, avião). Encerravam-se a fase inglesa e passava-se