Desenvolvimento social
Profª. Drª. Nyvia Cristina Bandeira de Castro
Desenvolvimento humano
Linguagem: impacto e efeitos no desenvolvimento humano.
Objetivo:
Ao final desta unidade o aluno deverá ser capaz de: • • • • • Compreender o conceito de linguagem; Entender os principais conceitos da teoria linguística de Saussure; Discriminar os diferentes conceitos da teoria de Jakobson; Entender o papel e a importância dos estudos da linguagem para a psicologia; Compreender as origens da linguagem humana.
Introdução:
O que diferencia o homem do animal é uma questão que atravessa toda a história da humanidade. Por um longo período, a diferença foi atribuída à possibilidade de o ser humano ter consciência, ou seja, ter a capacidade de poder representar a si mesmo, de colocar-se em um plano fora do mundo e poder falar sobre este. Consciência implica capacidade de reflexão, representação, compreensão e julgamento. Sugere uma relação mediatizada do homem com seu meio, mediatizada por representações, e o conjunto de representações que um sujeito humano faz de si mesmo e do mundo é o que chamamos de cultura. Para Lacan, a passagem da natureza para cultura é feita pelo sujeito humano através da linguagem e opera segundo a Lei da Ordem, a Lei de Cultura que se confunde, na sua essência formal, com a ordem da linguagem.
A linguagem é uma prática de produção de sentido e indicia (através do uso particular que cada ser humano faz dela) o estilo do sujeito lidar com o mundo, indicia um saber. Ela é uma legalidade simbólica que opera como um pacto, que possibilita a cada qual localizar-se com respeito ao outro e, ao mesmo tempo, estruturar sua mensagem. O homem é um ser que fala, é o único animal capaz de criar símbolos (signos arbitrários e convencionais). Os símbolos são signos capazes de produzir, por dedução, um discurso. Profª. Drª. Nyvia Cristina Bandeira de Castro 02
Desenvolvimento humano
Linguagem: impacto e efeitos no desenvolvimento humano. Discurso