O átomo
O átomo, menor partícula de qualquer elemento químico, nele é apresentado um núcleo com carga positiva e elétrons, uma partícula subatômica e com carga negativa. O Núcleo representa sua massa, enquanto os elétrons determinam seu tamanho.
1. Modelo Atômico de Dalton
O primeiro modelo atômico foi o de John Dalton (6 de Setembro de 1766 – 27 de julho de 1844), um químico, meteorologista e físico inglês. Conhecido como o “Modelo bola de bilhar”, conclusão feita por Dalton depois de vários experimentos, diz que são partículas fundamentais e indivisíveis. Nela, todas as matérias são constituídas por átomos. São indivisíveis, indestrutíveis e não podem ser transformados em outros. Segundo Dalton: * átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si; * átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável; * átomo é a menor porção da matéria, e são esferas maciças e indivisíveis; * nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados; * na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc.; * o peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem.
2. Modelo atômico de Thomson
Joseph John Thomson, também chamado de J. J. Thomson (18 de Dezembro de 1856 – 30 de agosto de 1940) foi um físico britânico que fez a descoberta do elétron e da relação entre massa e a carga de um elétron. Em seu Modelo atômico o átomo é feito por elétrons molhados por carga positiva, esse modelo também é conhecido como “Modelo do pudim de passas”. No experimento feito por Thomson, ao estudar os raios catódicos descobriu que eles são afetados pelos campos magnéticos e elétricos, deduzindo que a deflexão dos raios catódicos são desvios feitos por partículas muito pequenas de elétrons.
Após esses estudos Thomson, criou a hipótese de que o átomo era sim divisível e que suas partículas são carregadas positiva e