DESENVOLVIMENTO SENSORIO - MOTOR
CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL: SABERES NECESSÁRIOS Á PRÁTICA.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM
PROFESSOR: Prof.º Dr.º : EVILASIO F. SOUSA
DESENVOLVIMENTO SENSORIO - MOTOR
MARIA DE FATIMA VARÉLIA
RIACHO DA CRUZ - RN
2013
INTRODUÇÃO: Os Primeiros anos de vida são fundamentais no desenvolvimento do ser humano. Essa concepção iniciou cientificamente apenas no começo do século XX, com os estudos da criança e do comportamento infantil. Desde então, vem-se estabelecendo uma série de pesquisas sobre diferentes aspectos da vida psíquica da criança, do seu desenvolvimento e da concepção de inteligência e da formação dessa inteligência) na criança.
No início do século XX assumia-se que as crianças pensavam e raciocinavam da mesma maneira que os adultos. A maior parte das sociedades era a de que qualquer diferença entre os processos cognitivos entre crianças e adultos era, sobretudo de grau: os adultos eram superiores mentalmente, do mesmo modo que eram fisicamente maiores, mas os processos cognitivos básicos eram os mesmos ao longo da vida.
Piaget, a partir da observação cuidadosa de seus próprios filhos e de muitas outras crianças, concluiu que em muitas questões cruciais as crianças não pensam como os adultos. Por ainda lhes faltarem certas habilidades, a maneira de pensar é diferente, não somente em grau, como em classe.
A Teoria Cognitiva foi criada pelo Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. Essa caracteristica da sua obra a tornou uma das maiores contribuições para a psicologia do desenvolvimento, pois muitos psicólogos incluindo Piaget tiveram a certeza que a construção do ser humano é um processo que vai acontecendo ao longo da vida das crianças.
Piaget distinguiu quatro grandes períodos no desenvolvimento das estruturas cognitivas, intimamente relacionados ao desenvolvimento da afetividade e da socialização da