zaha hadid
Arquiteta e professora universitária iraquiana, Zaha Hadid nasceu em 1950, em Bagdade. Estuda na American University of Beirut (1971) e licencia-se em Arquitetura pela Architectural Association, em Londres (1977), cidade na qual se estabelece. Integra nesse mesmo ano o OMA - Office off Metropolitan Architecture, lecionando na Architectural Association com o arquiteto Rem Koolhaas e Elia Zenghelis. Mantém a atividade académica, nomeadamente como professora convidada nas universidades de Columbia e Harvard, bem como vários seminários um pouco por todo o Mundo; em 1994 leciona a cadeira anteriormente do arquiteto Kenzo Tange na Graduate School of Design, Harvard.
Expõe pintura e desenho seus, em conceituados museus desde 1978, como no Guggenheim de Nova Iorque; os seus trabalhos fazem parte da coleção permanente de diversas instituições.
Estabelece-se profissionalmente em 1979, com o projeto de um apartamento em Eaton Place, Londres, pelo qual recebe em 1982 a Medalha de Ouro em Architectural Design. Recebe ainda em 1994 o Prémio Erich Schelling.
É nomeada no concurso para o Peak Club, Hong-Kong e recebe o 1.° prémio nos concursos Kufurstendamm, Berlim (1986), Centro de Arte e Comunicação, Dusseldorf (1989) e da Ópera de Cardiff (1994).
Outras obras a destacar são: o Media Park, Zollhof (1990); Folly 3, Osaca (1990); restaurante Moonsoon, Sapporo (1990); e a mais emblemática de todas, a estação de bombeiros da Vitra, Weil am Rhein, Alemanha (1991-1993), um complexo de produção de objetos de design, onde intervieram igualmente Frank Gehry, Álvaro Siza e Tadao Ando, entre outros arquitetos. Além da arquitetura, dedica-se ainda ao desenho de mobiliário e interiores, como, por exemplo, para a Bitar, Londres (1985).
Uma das figuras mais carismáticas do desconstrutivismo, a par de arquitetos como Daniel Libeskind e Steven Holl, entre outros, foi em larga medida influenciada pelo construtivismo russo (como, por exemplo, Ivan Leonidov). Foram estabelecidas