Desenvolvimento pessoal
FLÁVIO SCHLICKMAN Globalização, um fenômeno que veio para modificar tudo e todos. Nações de todos os cantos do planeta passaram a viver a mercê dessas ondas de instabilidade, insegurança e mudanças contínuas. O mundo passou de um cenário onde havia previsão e continuidade para outro onde tudo é sempre novo e cheio de incertezas, não havendo mais a segurança de buscar respostas no passado, pois mercado não é mais o mesmo.
Diante das perceptíveis mudanças e desse novo contexto organizacional, surge-nos então a seguinte pergunta: Como podemos nos desenvolver e desenvolver os demais membros dos vários grupos do qual participamos?
Infelizmente não há uma formula mágica ou um modelo a ser seguido, sabe-se, no entanto, que conhecimento técnico e competência ainda são fundamentais, porém, cada vez mais as empresas tendem a valorizar os profissionais dotados de habilidades comportamentais como liderança, capacidade de trabalhar em equipe, comunicação, criatividade, relacionamento interpessoal etc.
As Empresas não mais buscam profissionais que tenham as respostas certas, pois elas não existem mais. Buscam profissionais que saibam a maneira de encontrar as respostas na hora certa e de transformar as informações tão presentes a acessíveis nos dias de hoje em conhecimento. Profissional com sensibilidade externa, que esteja sempre monitorando as variáveis sócio-culturais, que tenha visão abrangente e saiba contextualizar o mundo ao seu redor, que seja criativo, estrategista e um bom negociador. Enfim, um profissional que saiba conviver com as incertezas e que tenha agilidade de raciocínio, porém, sem perder a sensibilidade humanística tão importante e necessária nessa nova fase organizacional. O profissional não é mais o mesmo, o homem recebeu uma atribuição que até então não lhe era cabida no ambiente de trabalho: a de pensar, necessitando