Desenvolvimento pessoal e profissional
Mediante um cenário promissor do ponto de vista econômico e social, mas com grande déficit de profissionais empregados e qualificados no mercado, o presente trabalho fez-se necessário para conhecer realmente a profissão do gerente de marketing, pretendida futuramente pelos integrantes deste grupo de pesquisa, sua atuação no mercado de trabalho, suas habilidades requeridas e conhecimentos necessários para se destacar de outros profissionais.
A pesquisa ainda teve como ponto principal as causas dessa falta de profissionais dentro das empresas e a identificação das soluções para que um bom gerente de marketing se destaque diante de tantos universitários que saem anualmente dos centros acadêmicos do país.
“GERENTES DE MARKETING E O ATUAL CENÁRIO PROFISSIONAL” O Brasil tem apresentado nos últimos anos um crescimento animador da economia. Em 2010, enquanto a economia mundial cresceu 5%, a brasileira avançou 7,5%. As taxas de desemprego, em 2010, estabeleceram níveis históricos de baixa, de 6,7% na média do ano, enquanto a renda média cresceu 20% em termos reais desde 2005. Além disso, estatísticas da FGV apontam que mais de 30 milhões de brasileiros deixa de 30 milhões de brasileiros deixaram de ser considerados pobres e entraram para a classe média, resultado da estabilidade econômica. Nos últimos 10 anos, a proporção de jovens no ensino superior aumentou de 7% para 14%, segundo o IBGE. Resultado positivo, para uma economia em crescimento que demanda mão de obra qualificada. Um aspecto favorável do mercado de trabalho para os profissionais de marketing é a competição acirrada entre as empresas, que investem cada vez mais em propaganda para alavancarem suas vendas. A expansão do mercado também sugere a internet como meio de oportunidades, já que e-commerce e a descoberta das mídias sociais aproximando o público-alvo das empresas ainda são um setor em expansão para a publicidade e o marketing. Esse mercado gera também,