Desenvolvimento pessoal e profissional
ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A
FACULDADE INTERATIVA UNIDERP
POLO HORTOLÂNDIA
GRADUAÇÃO SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Professor Tutor EAD: Edilene Maria de Oliveira
Tutora Presencial: Silvia Pereira
ACADEMICOS:
Cristiane dos Santos Teixeira RA: 328286
Jesus José Ribeiro da Costa RA: 290929
Marcia Cristina de Aquino RA: 293998
Marcel Carlos Fernandes RA: 299918
Roberta Moura Micucci RA: 286186
HORTOLÂNDIA
2011
“Estudar sempre, em busca do sucesso profissional”.
Introdução
A história de que não há vagas no mercado de trabalho é coisa do passado. Atualmente existem muitas vagas em diferentes áreas, porém o que falta são profissionais qualificados para assumirem devidamentee estas vagas. A conseqüência disso é a grande insatisfação por parte da maioria das pessoas que não acompanham a evolução das tecnologias e não se preparam para o mercado de trabalho, obrigando assim grandes empresas, na tentativa de encontrar uma solução diante deste grande problema, a até mesmo exportarem mão de obra a fim de suprir as suas necessidades.
O trabalho a seguir tem por objetivo sugerir algumas propostas para que o profissional de Serviço Social, diferente de muitos profissionais, tenha um maior nível de empregabilidade no mercado de trabalho e não venha a fazer parte do grupo que encabeça o fenômeno “Apagão de profissionais”.
Oportunidades e ameaças presentes no cenário brasileiro para o profissional de Serviço Social
Na era pós-industrial (a partir de1950), a capacidade física do homem foi substituída pelas máquinas, e parte da sua capacidade mental, como a memória, pôde ser ajudada pelos sistemas informatizados, com milhões de cálculos sendo feitos e refeitos a cada segundo. Porém se o homem não estiver preparado para utilizar essas tecnologias como conseqüência ele acabará perdendo espaço no mercado de trabalho. Uma vez que as máquinas podem fazer todo o trabalho “braçal”, foram