Resenha a trajetória do serviços social no brasil
CURSO SERVIÇO SOCIAL
ANYELLE CARVALHO CASTRO DE LIMA
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Esperantina
2011
ANYELLE CARVALHO CASTRO DE LIMA
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
Trabalho de produção textual interdisciplinar individual apresentado a Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Professores: Adarly Rosana, Sérgio de Goes, Lisnéia Rampazzo e Márcia Bastos
Esperantina
2011
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata-se de resenha do Capítulo II – Trajetória do Serviço Social no Brasil, do livro Legitimidade Popular e Poder Público, de autoria de Raquel Raichelis, escrito em 1988.
Nesse capítulo a autora aborda como surgiu o serviço social e as primeiras escolas de serviço social no Brasil, com quais interesses e com quais objetivos.
Veremos que, ao longo da história republicana, o assistente social serviu ao assistido por interesses diversos e com mecanismos de ação normalmente ligados ao Estado, ou institucionalizados de alguma forma.
DESENVOLVIMENTO
Nesse capítulo resenhado, a autora busca analisar o desenvolvimento histórico do serviço social, como profissão, a nível de Brasil, para encontrar explicação quanto aos atuais problemas enfrentados pelo profissional do serviço social.
Para tanto, a autora reporta-se aos idos dos anos 20, onde o movimento leigo da Igreja Católica se mobiliza para tomar papel ativo na questão social, passando a intervir politicamente na década seguinte.
Os problemas sociais são aumentados em função do desenvolvimento dos centros urbanos, que foi impulsionado pelo processo industrial. A classe operária inicia presença política e reivindicatória dos seus direitos, em total antagonismo com os interesses da burguesia.
O Estado se vê obrigado a “olhar” para a classe operária, diante dos protestos e crescimento político, aliado a uma tímida solidariedade de classe, que podem vir a