Desenvolvimento Motor
Ed. Física
(Desenvolvimento Motor)
Trabalho realizado pelo aluno Anderson Gruba na disciplina de
Fundamentos de Ginástica I sob orientação da prof° Daniele Sotta
Curitiba
Introdução
Resumirei uma pesquisa do autor David Gallahue sobre Desenvolvimento Motor e alguns itens estruturais (fases).
Desenvolvimento Motor
“ Mudança contínua do comportamento motor ao longo do ciclo da vida, provocada pela interação entre as exigências da tarefa motora, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.”
Desenvolvimento motor é o que se entende por movimento, como estamos sempre em movimento, podemos dizer que começamos esta aprendizagem no momento em que nascemos e terminamos quando morremos.
Podemos separar esse desenvolvimento por estágios ou faixa etária, sendo todos muito importantes. É diferente para cada ser ou indivíduo, pois para cada um existe uma genética diferente, e também o ambiente como se vive.
Fases
1 – Reflexo: Os primeiros movimentos que o feto faz são reflexivos. Os reflexos são movimentos involuntários, controlados subcorticalmente, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor. A partir da atividade de reflexos, o bebe obtém informações sobre o ambiente imediato. As reações do bebe ao toque, à luz, a sons e a alterações na pressão provocam atividade motora involuntária. Esses movimentos involuntários e a crescente sofisticação cortical nos primeiros meses de vida pós‑natal desempenham importante papel para auxiliar a criança a aprender mais sobre seu corpo e o mundo exterior.
a) Primitivos: podem ser classificados como agrupadores de informações, caçadores de alimentação e de reações protetoras. São agrupadores de informações à medida que auxiliam a estimular a atividade cortical e o desenvolvimento. São caçadores de alimentação e protetores porque há consideráveis