DESENVOLVIMENTO MOTOR C pia
1. Quais as restrições propostas por Newell (1986) em relação à abordagem dos sistemas dinâmico? R: Organísmicas: Esta relacionada com fatores do próprio corpo, como por exemplo, suas dimensões corporais.
Ambiente: Relação com o fato de o sistema poder (e sofrer) diversas interferências resultantes do meio externo, como por exemplo, quantidade de luz no ambiente.
Tarefa: Esta implica na complexidade da tarefa ou até mesmo em características do objeto.
2. O que significa a sigla TDC? R: Transtorno do Desenvolvimento de Coordenação.
3. Descreva as como ocorrem as mudanças no comportamento motor, na velhice? R: Assumindo uma posição onde as mudanças não signifiquem ganho, esse comportamento muitas vezes acaba sendo adaptado para possíveis mudanças na demanda de uma determinada ação que o idoso pode tomar, mas que em outros casos acabam sendo fruto de limitações que se tornam presente conforme os anos passam, como por exemplo, perda da flexibilidade. 4. Defina a concepção determinística do desenvolvimento motor e descreva a sua opinião a respeito desta visão. R: A concepção determinística adota o desenvolvimento motor como mudanças qualitativas cuja direção é controlada por um mecanismo interno de auto-regulação. Na minha opinião essa visão de desenvolvimento é adequada, partindo da premissa que a pessoa já com um poder de decisão formado, poderá sim decidir por exemplo, que tipo de atividade irá fazer e paralelo a isso, definir se terá um aprimoramento de seu comportamento motor, ou então se vai ficar em uma “zona de conforto” onde acaba somente dominando tarefas que são exigidas apenas no seu cotidiano e que não cobrem movimentos mais específicos ou com uma certa complexidade, me levando a crer que essa auto-regulação é a controladora dessa direção.