desenvolvimento impero do recursos humano
CONTACTOS COM AS EMPRESAS FORNECEDORAS DE APLICAÇÕES DE RH
O trabalho empírico realizado desenvolveu-se em duas etapas:
A primeira etapa envolveu contactos com as empresas fornecedoras de aplicações de RH com maior quota de mercado em Portugal. Este trabalho iniciou-se no ano de 1998 através de pesquisas suportadas na web, pela observação participante em sessões de demonstração das aplicações de software para RH e contactos informais em stands de exposição das conferências anuais da Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos APG.
Tendo em atenção que pretendíamos analisar aplicações com elevados níveis de integração aplicações ERP, decidimos estreitar contactos com as empresas SAP Portugal, a Meta 4 Portugal e a 4 SIR. Nas três empresas assistimos a demonstrações dos produtos com clientes reais e potenciais, tendo-nos sido fornecida pelas empresas documentação detalhada sobre questões técnicas e de funcionalidades das aplicações. Apesar da fraca ala Calvo, J.C. y grupo de investigación FEDRA Conocimiento, innovación y emprendedores: Camino al futuro quota de mercado da empresa PeopleSoft em Portugal, sabíamos que esta foi pioneira, em termos mundiais, no desenvolvimento de aplicações ERP para a área de Recursos Humanos. Para além das frequentes pesquisas na internet, no site da empresa e das consultoras que lhe estão associadas.
CONCLUSÕES
Apesar do enorme potencial dos Sistemas de Informação de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH), no que concerne à possibilidade de adopção de novos modelos de Gestão de Recursos Humanos, assentes na partilha da função GRH pelas chefias intermédias, verificamos que nas realidades observadas este potencial ainda está muito aquém da concretização que seria desejável.
Corroboramos, uma vez mais, o pressuposto de que a tecnologia é neutra (Friedberg e Crozier, 1977; Kovács,
1994). Um SIGRH permite a descentralização e o empowerment no que se refere às decisões de GRH,