Desenvolvimento Humano
Não há nada permanente exceto a mudança!
Heráclito (pré-socrático)
Vemos desaparecer a beleza do rosto e do corpo humanos no curso de nossa vida, mas essa brevidade lhes acrescenta mais um encanto.
Se existir uma flor que floresça apenas uma noite, ela não nos parecerá menos formosa por isso. Tampouco posso compreender por que a beleza e a perfeição de uma obra de arte ou de uma realização intelectual deveriam ser depreciadas por sua limitação no tempo. Talvez chegue o dia em que os quadros e estátuas que hoje admiramos se reduzam a pó, ou que nos suceda uma raça de homens que não mais entenda as obras de nossos poetas e pensadores, ou que sobrevenha uma era geológica em que os seres vivos deixem de existir sobre a Terra; mas se o valor de tudo quanto é belo e perfeito é determinado somente por seu significado para a nossa vida emocional, não precisa sobreviver a ela, e portanto independe da duração absoluta.
Freud
O importante e bonito no mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam.
Guimarães Rosa
História do menino selvagem de Aveyron
Desenvolvimento Humano é o estudo científico da mudança e da continuidade durante todo ciclo humano de vida.
Como as pessoas mudam? Todos mudam?
Existem características estáveis durante a vida?
Histórico
• O desenvolvimento humano ocorre desde que existimos, porém é um estudo científico novo.
• Inicialmente, os estudos sobre desenvolvimento focavam nas crianças.
• No século XIX debates sobre “natureza versus experiência”, contribuíram para o estudo do desenvolvimento. • As crianças passaram a estudar mais, pais e professores com oportunidade de identificar e atender as necessidades das crianças.
• O estudo do ciclo vital, surgiu nos Estados
Unidos com programas destinados a acompanhar crianças até a idade adulta.
Logo, podemos afirmar que desde a concepção, as pessoas passam por mudanças, ou melhor,