Desenvolvimento humano
Princípio da Continuidade: o desenvolvimento inicia-se antes do nascimento e prossegue até a morte.
Princípio da Totalidade: o desenvolvimento ocorre em todos os seus aspectos simultaneamente, quais sejam: intelectual, motor, social, emocional, outros.
Princípio da Especificidade: apesar de ser global, desenvolvendo sempre todos os aspectos (motor, intelectual, social, emocional, outros), o desenvolvimento será enfatizado em um aspecto em cada situação.
Princípio da Progressividade: o desenvolvimento não ocorre de forma rápida. È um processo longo e lento, porém está sempre em evolução.
Princípio da Individualidade: o desenvolvimento é diferente para cada pessoa, respeitando suas características e experiências. “Nenhuma teoria do desenvolvimento humano é universalmente aceita, e nenhuma sozinha explica todas as facetas do desenvolvimento humano” (PAPALIA & OLDS, 2000 apud SILVA E JUNQUEIRA, 2004), para isso, se faz necessário um amplo volume de leitura acerca da temática para que se possa complementar e explicar as informações do acervo dos mais variados estudiosos desta área.
4.1. Princípios do desenvolvimento humano (de acordo com Rice, 1998)
Desenvolvimento é um processo contínuo durante todo o transcurso da vida, desde a fase pré-natal até a terceira idade (Life Span Development).
Fatores Genéticos e fatores ambientais e sociais influenciam o desenvolvimento humano.
Desenvolvimento reflete continuidade e descontinuidade em seu processo.
Desenvolvimento é cumulativo. O desenvolvimento atual de uma pessoa é influenciado pelas experiências anteriores.
Desenvolvimento inclui estabilidade e variabilidade. Determinados fatores da personalidade (por exemplo, temperamento) permanecem