Desenvolvimento Humano
Desenvolvimento Humano
Diane E. Papalia- Sally Wendkos Olds- Ruth Duskin Feldman
2º Capítulo- Teoria e Pesquisa
Verificador, pag. 66
Você é capaz de contrastar os modelos mecanicista e organísmico de desenvolvimento?
R= No modelo mecanicista, as pessoas são como máquinas que reagem ao que lhes chega do ambiente (Pepper, 1942,1961). Na visão mecanicista, o comportamento é muito semelhante. Se soubermos o suficiente sobre a composição da "máquina" humana e as forças internas e externas que atuam sobre ela, podemos predizer o que uma pessoa fará. A pesquisa mecanicista procura identificar e isolar os fatores que fazem as pessoas comportarem-se, ou reagirem do modo como o fazem. Já o modelo organísmico modelo organísmico vê as pessoas como organismos ativos em crescimento que põem em marcha seu próprio desenvolvimento (Pepper, 1942,1961). Elas desencadeiam os eventos, e não simplesmente reagem a eles. O ímpeto para a mudança é interno. As influências ambientais não causam desenvolvimento, embora possam acelerá-lo ou retardá-lo. Segundo os teóricos organísmicos,não podemos prever o comportamento subdividindo-o em simples respostas à estimulação ambiental, como sugere o modelo mecanicista.
Verificador, pag. 71
Você é capaz de identificar o principal interesse da perspectiva psicanalítica?
R= seu principal interesse era a preocupação com as forças inconscientes que motivam o comportamento humano. Freud tinha o objetivo de fazer com que o paciente compreendesse seus conflitos emocionais.
Pense sobre isso – pag. 72
A experiência de Watson e Rayner que condicionou medo em "Albertinho" violaria os atuais padrões éticos para a pesquisa; entretanto, forneceu informações valiosas sobre o comportamento humano. Em um experimento como este, onde você traçaria a linha que separa a necessidade de conhecimento da sociedade e os direitos de um bebê?
R= Neste experimento foi usado o rato branco peludo para assustar Albertinho, onde ele quando o via