Segurança do trabalho
Um dos aspectos mais importantes para quem deseja oferecer segurança no ambiente de trabalho são os diversos símbolos que podem facilitar o trabalho de funcionários em diversos tipos de ambiente, que podem ser desde uma lanchonete até uma grande fábrica, que é a sinalização de segurança.
Todo produto ou substância química que apresentar risco deve trazer em sua embalagem e ficha técnica, bem como veículo de transporte, símbolo que permita identificar o tipo de risco que sujeita aquele que o manipula.
O Brasil segue a simbologia usada pela Comunidade Europeia, a qual também é adotada e difundida pela ONU, com objetivo de padronizar e facilitar a identificação do risco de cada produto químico, independente da cultura ou língua do manipulador da substância.
Esta classificação divide os produtos químicos em algumas categorias de risco:
Substâncias que podem causar fogo ou explosão:
Explosivo: Substância ou mistura sólidas, pastosa, líquida ou gelatinosa pode reagir de forma exotérmica (com liberação de calor e rápida formação de gases) e sob efeito de confinamento parcial ou calor, vir a explodir.
Comburente/Oxidante: Substâncias ou misturas que, em contato com outras, em geral inflamáveis, produzem reação fortemente exotérmica;
Extremamente Inflamável: Substâncias ou misturas líquidas que tenham ponto de fulgor inferior a 0 C e ponto de ebulição a 35 C; e substâncias ou misturas gasosas cuja temperatura e pressão normais sejam inflamáveis no ar.
Facilmente Inflamável: Substâncias ou misturas que podem aquecer-se e inflamar-se no ar temperatura ambiente, sem interferência de qualquer tipo de energia; quando sólidas podem inflamar-se facilmente após breve contato com uma fonte de ignição e continuam queimando após a retirada da referida fonte; quando líquidas o ponto de fulgor é inferior a 21 C, ou em contato com água ou ar úmido desprende gases extremamente inflamáveis
Substâncias que são perigosas saúde
Muito Tóxica: substâncias