Desenvolvimento humano
A POPULAÇÃO DA TERRA: FATORES DO CRESCIMENTO E TEORIAS DEMOGRÁFICAS.
Todos sabem que, em nosso país, há tempos, observa-se a taxa de mortalidade (inclusive a infantil), natalidade e expectativa de vida, que são as variáveis que determinam o crescimento populacional. Nossa população está em explosão demográfica desde a segunda revolução industrial que começou na Inglaterra no século XVII por volta de 1860, ou seja, o aumento elevado e repentino da população de seres humanos desde tal data. É necessário rever as políticas de controle da natalidade em todos os países do mundo. Não é justo deixar a população humana sem controle algum na natalidade e prosseguir na explosão demográfica.
Fases de crescimento da população mundial:
1ª fase:
(IV a.C até o início do século XVII)
Altas taxas de natalidade e mortalidade, portanto, a população crescia lentamente, tendo como alguns motivos à economia rural, família de muitos filhos, guerras e epidemias.
2ª fase:
(1650 a 1850)
Altas taxas de natalidade e queda na de mortalidade. Com a melhoria da higiene hospitalar, a mortalidade caiu, mas as pessoas continuavam tendo muitos filhos. Com isso, a população mundial dobrou em dois séculos.
3ª fase:
(1860 a 1945)
A taxa de natalidade era alta e continuava a crescer, e felizmente, com os avanços da medicina, a mortalidade continuava a diminuir. E novamente, dessa vez em menos de dois séculos, a população dobra mais uma vez.
4ª fase:
(1950 a 1980)
Em tal período, ocorreu o êxodo rural, a migração da população do campo para a cidade. As taxas de natalidade permaneceram altas, e graças à melhoria das condições médico-sanitárias, a mortalidade continuava a ser reduzida.
5ª fase:
(a partir de 1980)
Em meados do século XIX, alguns países emergentes (incluindo o Brasil), diminuíram suas taxas de natalidade. E nela, muitos países subdesenvolvidos não conseguiram reduzir a natalidade, portanto, não atingiram a 5ª fase.
O crescimento demográfico está