Anorexia
A anorexia nervosa é um distúrbio alimentar relacionado à insatisfação exagerada com o peso corporal. Achando-se sempre acima do ideal, a pessoa acometida procura obsessivamente por um suposto emagrecimento. Assim, tende a jejuar, forçar vômitos, fazer exercícios físicos em frequência e intensidade exagerados, e tomar laxantes e diuréticos; mesmo se apresentando extremamente magro. Envolve componentes psicológicos, fisiológicos e sociais.
Tipos de Anorexia nervosa
Tipo Restritivo: a perda de peso é causada por dietas, jejum e excesso de exercício, mas essas pessoas não desenvolvem compulsões e purgações.
Tipo ingestão compulsiva/ tipo purgativo: é quando a pessoa tem uma compulsão de comer e depois uma purgação. Neste tipo, os pacientes podem induzir o vômito e o uso indevido de outros produtos para expelir o que comeu.
Se a pessoa se encaixa no tipo restritivo, é um caso menos grave e é mais fácil de ser tratado, já o tipo compulsiva/purgativo é mais complicado e grave, podendo ter problemas maiores e outros impulsos como, por exemplo, utilização de drogas e bebidas com álcool.
Sintomas
Peso corporal em 85% ou menos do nível normal.
Prática excessiva de atividades físicas, mesmo tendo um peso abaixo do normal.
Em mulheres, ausência de ao menos três ou mais menstruações. A anorexia nervosa pode causar sérios danos ao sistema reprodutor feminino.
Diminuição ou ausência da líbido; nos rapazes poderá ocorrer disfunção erétil e dificuldade em atingir a maturação sexual completa, tanto a nível físico como emocional.
Crescimento retardado ou até paragem do mesmo, com a resultante má formação do esqueleto (pernas e braços curtos em relação ao tronco).
Descalcificação dos dentes; cárie dentária.
Depressão profunda.
Tendências suicidas.
Bulimia, que pode desenvolver-se posteriormente em pessoas anoréxicas.
Constipação grave.
Causas
As causas deste distúrbio estão relacionadas à soma de fatores como pré-disposição genética,