desenvolvimento humano e social N2
Entre as teorias que se ocupam da inteligência e de seu desenvolvimento, encontramos a Teoria dos Dois Fatores. Luiza tem uma filha de 5 anos e, interessada em conhecer mais sobre esta teoria, procurou Maria Bernadete, pedagoga e coordenadora do ensino infantil em uma escola de Guarulhos. Sobre esta teoria, Maria Bernadete informou que:
I- É uma teoria que destaca o nível elementar de abstração para solucionar uma tarefa intelectual.
II- Um dos fatores é o fator g, que se refere ao nível elementar de abstração, necessário para a solução de qualquer tarefa intelectual, tais como a lógica, a coerência.
III- Um dos fatores é o fator s, que refere-se a raciocínios específicos, e são necessários para a solução de algumas tarefas, tais como o raciocínio numérico, a orientação espaço-temporal, entre outras.
Sobre as afirmações de Maria Bernadete, assinale a alternativa VERDADEIRA:
a. As afirmações I e II são verdadeiras.
b.
Todas as afirmações são verdadeiras.
c.
Todas as afirmações são falsas
d.
As afirmações II e III são verdadeiras.
e.
As afirmações I e III são verdadeiras.
0,8 pontos
PERGUNTA 3
Maria Lúcia sempre teve forte sensação de nojo diante de pequenos insetos. No entanto, nos últimos anos, essa sensação de nojo evoluiu para uma sensação de medo intenso, seguida por forte sudorese e aumento da frequência cardíaca. Ela sabe que seu medo é desproporcional, mas a sensação de angústia que sente é tão forte que a impede de controlar-se. Trata-se de um quadro conhecido como:
a. Imaturidade sensorial
b. Fobia Social
c. Depressão
d. Agorafobia
e. Fobia Simples
0,8 pontos
PERGUNTA 4
Faé (2012) realizou um estudo que buscava analisar os fatores que geram motivação e satisfação no trabalho dos funcionários do Setor de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, considerando a importância da motivação no bem-estar dos servidores,